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A Meditação como aliada de uma vida saudável


Como diz o ditado: "Mente Sã, Corpo Sã".


Para iniciar vamos a definição de Meditação: é a técnica em que o indivíduo foca a sua mente em um único objetivo, desvinculando assim de distrações e alcançando uma clareza mental e emocional.


Sua origem é muito antiga e está associada à cultura Oriental, suas primeiras referências escritas são dos Vedas hinduístas.


Por que Meditar?


Há diversos benefícios comprovados através estudos científicos para a prática, como:


  • Controle da ansiedade;

  • Potencialização do autoconhecimento e da estima;

  • Diminuição de sintomas depressivos;

  • Melhora do Sono;

  • Desenvolvimento de foco;

  • Redução do estresse;

  • Alcançar o Nirvana;


A meditação é considerada uma peça chave para o equilíbrio entre corpo e mente. Um corpo muito estressado fica mais vulnerável a doenças, devido ao enfraquecimento do sistema imunológico.


Cada vez mais especialistas da área da saúde indicam a prática como aliada as pessoas que buscam uma vida mais saudável. De acordo com o artigo publicado pelo The Journal of Cognitive Enhancement, atletas de alto nível que praticam meditação alguns minutos por dia são mais capazes de suportar a pressão mental diária das sessões de treino e assim ter uma melhor performance. Este mesmo artigo realizou um estudo com 100 atletas divididos em dois grupos, o primeiro grupo recebia uma sessão de relaxamento tradicional e o segundo grupo aprendeu a técnica de meditação de atenção plena. As sessões eram de 12 minutos e aconteciam logo após o treino de alta intensidade. Os resultados mostram que ambos os grupos sentiram o desgaste físico, porém o segundo grupo teve uma melhora na parte mental, aumentando a sua atenção e humor durante os treinamentos.


Em um levantamento realizado pelo Google, durante a pandemia, a busca pelo termo "como fazer meditação para ansiedade" cresceu 4.000% comparado ao ano anterior. De acordo com especialistas da área de psicologia, esse período de isolamento trouxe muita dificuldade para as pessoas aprenderem a lidar com as suas próprias aflições.



Meditação e Dieta


Sabemos o quanto é difícil manter o foco na dieta diante do estresse causado pelo dia a dia. A meditação é uma grande aliada nesse objetivo, através da prática como falado anteriormente é possível melhorar 3 pilares que normalmente atrapalham na realização da dieta: a ansiedade, o estresse e o foco.


Aproveite para conhecer mais sobre o Mindful Eating, acesse o programa #zenjuntos da Zenfoods e veja um vídeo exclusivo da especialista Tamara Lencioni sobre o tema.


Como Meditar


A meditação pode ser realizada de diversas formas e a melhor parte é que não é necessário nenhum tipo de equipamento ou roupa específica, basta encontrar um local calmo e tranquilo.


Para os iniciantes a indicação é a Meditação Guiada. Vamos listar abaixo alguns aplicativos gratuitos:



Também existem diversos canais no youtube para se aprofundar no assunto e auxilio na prática:



Já viram o Zenzão tentando meditar? Clique aqui para ver.