LOGO_ZENFOODS_FINAL-01.png

Alfarroba: o que é, benefícios e tudo sobre o substituto do cacau


Alfarroba? Da onde vem? Onde vivem? Quem São? Hoje vamos falar tudo sobre essa vagem (sim, ela é uma vagem) que vem conquistando o mercado de saudáveis como substituto oficial do cacau - boa notícias para os chocólatras de plantão!


Mas afinal, o que é Alfarroba?


Alfarroba como já adiantamos é uma vagem proveniente da árvore Ceratonia seliqua, ou também alfarrobeira, com origem nos países mediterrâneos.


Mas a alfarroba que encontramos hoje na culinária na verdade é a semente dessa vagem, elas são retiradas, moídas e transformando assim em uma farinha naturalmente doce e com gosto bastante similar ao cacau. Devido a isso, a indústria de alimentos vem cada vez mais utilizando a alfarroba na fabricação de doces, pois é considerada uma opção mais saudável que o chocolate.


A semente da alfarroba é muito rica em amido, proteínas e principalmente vitaminas e minerais. É a queridinha dos nutris!



E os benefícios?


Além de ser gostosa (você precisa experimentar, não vai se arrepender) o consumo de alfarroba dentro de uma dieta balanceada traz diversos benefícios, como:


Antioxidante: Rica em substâncias capazes de diminuir o efeito nocivo dos radicais livres, promovendo assim a implantação das funções metabólicas. Diminuindo o risco de envelhecimento precoce e doenças como o câncer.


Regulador do Intestino: Sua alta quantidade de fibras naturais proporciona proteção à mucosa intestinal.


Ganho de massa muscular: Com baixo índice glicêmico e alto nível de proteínas e fibras, a alfarroba favorece o ganho de massa muscular e também saciedade.


Rico em vitaminas: Excelente fonte de vitaminas do complexo B, que servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Também rica em cálcio e magnésio.


Controle do Colesterol: Por ser rica em antioxidantes ela ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, o LDL, e triglicerídeos, promovendo assim a prevenção a possíveis doenças cardiovasculares.


Como usar a Alfarroba?


Tradicionalmente você vai encontrar a alfarroba em pó e como falado anteriormente ela é uma ótima opção para substituir o cacau em receitas como bolos, doces, molhos, etc.


A Zenfoods por exemplo tem a pasta de amendoim com alfarroba, composta por apenas 2 ingredientes: Amendoim Torrado e Alfarroba em pó.


Já as indústrias de alimentos utilizam a goma de alfarroba como espessante, emulsificante e gelificante em diversos produtos industrializados