LOGO_ZENFOODS_FINAL-01.png

Como ser mais sustentável no dia a dia


Um dos grandes desafios hoje em dia é “ser mais com menos”. E não digo só sobre minimalismo, mas também sobre atitudes, especificamente, ações sustentáveis. Ser mais sustentável é pensar no futuro, nas próximas gerações e no nosso planeta, dessa forma, não é apenas uma responsabilidade das empresas, mas de todos nós.


Então, como ser mais sustentável com menos no dia a dia? Como ser mais consciente ecologicamente? Continue a leitura e confira algumas dicas de como você pode ser mais sustentável no dia a dia, pois tal atitude não se trata apenas de uma questão individual, mas coletiva. Bora de mudanças?


Comece a reutilizar e/ou reciclar


Não podíamos começar de forma diferente! Ao reutilizar ou reciclar produtos/embalagens, você causa um bem tão grande à natureza, uma vez que, itens que levam dezenas de anos para se decompor, deixam de ser dispensados no meio ambiente.


E em relação a isso, a Zenfoods já mostrou como você pode reutilizar as embalagens dos nossos produtos, tanto os potes, quanto as tampas.


Uso consciente de água


A água é um bem essencial para a manutenção da vida. Assim sendo, usá-la de forma consciente é ter amor à própria vida e também com a das demais pessoas. E são atitudes simples como fechar a torneira enquanto se escova os dentes, desligar o chuveiro à medida que se ensaboa, reaproveitar a água do enxague das roupas para lavar o quintal, não lavar calçadas com mangueira, entre outras atitudes fáceis de serem executadas.


De olho na luz


Você acha que a redução no consumo de energia elétrica ajuda o meio ambiente? Se a sua resposta foi “sim”, você acertou! Como sabe-se, a energia elétrica provém de fontes renováveis e não renováveis, dessa forma, quanto mais energia se consome, menos recursos não renováveis estarão disponíveis. Ação direta na natureza!


Por outro lado, aproximadamente 80% da energia no país é proveniente de fontes renováveis. Mas calma lá! Ser renovável não significa que não deva haver nenhum tipo de comprometimento. Apesar de renovável, ainda se consome no processo de geração de energia, sendo preciso respeitar seu tempo de renovação. A partir disso, um alto consumo de energia pode fazer com que o consumo da biomassa seja mais rápido do que a velocidade de renovação desse tipo de fonte.


Com base nisso, economize mais energia apagando a luz do cômodo que não há ninguém (ou não se faz necessário o uso no momento), passe todas roupas de uma só vez, substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, não abra a porta da geladeira sem necessidade, entre outras coisas básicas do dia a dia.



Emissão de poluentes


Sempre que possível, troque o uso do carro por outras opções, como bike, a pé, carona solidária ou transporte público para diminuir a emissão de gases poluentes. E, ainda, nos dois primeiros casos, além de ajudar o meio ambiente, você continua em atividade corporal, o que contribui diretamente para a sua saúde.


Menos conservantes e mais orgânicos


Que os conservantes fazem mal à saúde, todo mundo já sabe. Mas e ao meio ambiente? “O uso indiscriminado de agrotóxicos pode acarretar inúmeros problemas para o meio ambiente, contaminando o ar, a água, o solo causando a morte de animais e plantas. Estas substâncias podem deslocar-se no ambiente através dos ventos e da água da chuva para locais distantes de onde foram aplicados (...)” (Grisolia, 2005). Adotando a prática de consumir mais alimentos naturais (plantando até hortas caseiras), você contribuirá com o bem da natureza e também o bem próprio, e os produtos Zenfoods estão aqui justamente para isso!


Comece agora mesmo


Há muitas outras atitudes e mudanças simples no dia a dia que podem trazer inúmeros benefícios para você e, claro, para o meio ambiente. Mas apenas com essas 5 dicas, se virarem hábitos, já vão trazer muitos benefícios para todos. Então, que tal começar agora mesmo?