LOGO_ZENFOODS_FINAL-01.png

Futvôlei e Beach Tennis a moda das quadras de areia



A pandemia trouxe grandes mudanças em diversas esferas, com o fechamento das academias tradicionais por longos períodos e também pelo receio das pessoas de frequentar locais fechados, a busca pela prática de atividades físicas ao ar livre aumentou muito e surgiram duas novas modalidades queridinhas do público: o tênis de praia ou beach tennis e o futvôlei.


Em São Paulo Capital, por exemplo, o número de quadras de areia cresceu 66% no período de abril de 2020 a abril de 2021. Esses espaços vão muito além de apenas uma quadra de areia, com restaurantes, bares e áreas de lazer eles trazem a experiência de um "lifestyle praiano" em plena cidade grande.


Tanto o beach tennis como o futvôlei não são esportes novos, o primeiro surgiu na Itália nos anos 80 e o primo praiano do futebol foi criado aqui mesmo no Brasil, nos anos 60.


Mas eu consigo emagrecer praticando estes esportes? Tenho que saber jogar tênis ou futebol para conseguir praticar? Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre o universo dos esportes na areia.



Futvôlei


Em 1965, no auge da ditadura militar no Brasil, foram impostas restrições sobre a prática de alguns esportes na praia. Com isso, para driblar a proibição, um grupo de jovens acostumado a jogar a “linha de passe” (uma espécie de altinha com gol e goleiro), decidiu passar a ocupar uma quadra de vôlei na areia, espaço que até então era liberado para a prática esportiva.


Grosso modo, inicialmente a brincadeira consistia em utilizar os movimentos dos pés e da cabeça com a bola, princípio que se mantém até os dias de hoje. Além disso, a quantidade de praticantes em cada time não era exatamente precisa: jogava-se em cinco pessoas, em duplas e até sozinho, em cada lado da quadra.


O futevôlei evolui tecnicamente, tornando-se mais dinâmico e plástico, praticado por muitos atletas consagrados do futebol como Maradona, atraindo muita curiosidade do público em ingressar no esporte.


Beach Tennis


O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.


A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. O sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo deve-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona mesmo para quem nunca praticou antes.


Benefícios


Como toda atividade física os benefícios são diversos como: melhora do condicionamento físico, redução de gordura corporal, melhora no humor e também autoestima, ainda mais com todo o ambiente de praia e pé na areia do espaço.


De acordo com pesquisas, a areia oferece cerca de 20% a mais de resistência ao movimento, potencializando assim o condicionamento físico e capacidade pulmonar. Uma hora de prática intensa de esporte na areia pode queimar até 600 kcal. Mas não podemos esquecer que todos esses benefícios precisam estar alinhados a uma rotina de alimentação saudável. Para a prática de esportes com alto gasto calórico é indicado o consumo de alimentos com alto teor de gordura boa, como por exemplo a pasta de amendoim da zenfoods.