LOGO_ZENFOODS_FINAL-01.png

O que é um produto biodegradável?


Escutamos muito por aí o termo biodegradável, mas o que é isso? Um produto considerado biodegradável é aquele que tem uma decomposição mais rápida (semanas ou meses) comparado aos tradicionais. O mais importante é que ele seja absorvido pela natureza, gerando assim menor impacto no ecossistema natural.


O resultado da decomposição transforma o material original em moléculas menores de água, CO2 e biomassa, por exemplo.


Produtos biodegradáveis normalmente possuem sua matéria prima vindo de produtos biológicos como resíduos vegetais (soja, arroz, cana de açúcar, etc).


Mas qual a diferença entre um produto biodegradável e um não? Qual a importância e impacto disso no dia a dia? Continue lendo abaixo e entenda por que esse tema está tão em alta.



Vamos começar pelas diferenças de um produto biodegradável e um não biodegradável?


Como falamos acima, a resposta está na composição. Os não biodegradáveis em sua maioria são feitos a partir do petróleo, fazendo com que haja liberação de produtos tóxicos ao meio ambiente desde o processo de fabricação até a decomposição.


As tradicionais embalagens plásticas que conhecemos tradicionalmente do supermercado, pode levar mais de 500 anos para se decompor naturalmente no meio ambiente. Além disso, temos o problema do descarte incorreto destes materiais, causando um impacto direto em outros ecossistemas, como por exemplo o vídeo famoso do canudo de plástico no nariz da tartaruga.


Diversas ações e iniciativas vão aparecendo para reduzir a utilização de plástico e corrigir o descarte incorreto. Em algumas cidades litorâneas do estado de São Paulo já está em vigor a lei que proíbe a utilização de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais.


Multinacionais como Starbucks e McDonald 's já fizeram grandes mudanças eliminando canudos e tampas de plástico.


Qual a importância em escolher produtos biodegradáveis?


Da mesma maneira que nos preocupamos com a nossa saúde física e mental, através de uma alimentação saudável e rotina de exercícios, é muito importante em nosso dia a dia pensarmos na preservação do meio ambiente.


O planeta terra é a nossa casa e cada vez mais se fala no tema da sustentabilidade pois precisamos preservá-lo para as próximas gerações. A criação dos produtos biodegradáveis foi pensando exatamente nisso, redução de poluição. Por isso, por meio de uma pequena conscientização e redução no consumo de produtos não biodegradáveis como por exemplo a sacola plástica do supermercado ou o canudo já tem um impacto significativo em nosso meio ambiente.


A Zenfoods por exemplo iniciou a utilização de flocos biodegradáveis em seus pedidos de e-commerce para evitar a utilização do tradicional plástico bolha. Além disso, a empresa também fez uma campanha e tutorial de reutilização do seu pote de vidro, transformando em uma luminária, por exemplo.