LOGO_ZENFOODS_FINAL-01.png

Pasta de Amendoim é saudável!



A pasta de amendoim está em alta no mundo de alimentação saudável, mas como todo alimento existem os mitos e verdades. Ela é tão versátil que pode ser consumida dentro de uma dieta de emagrecimento, ganho de massa muscular, pré-treino ou até mesmo para quem busca uma alimentação saudável.


Pasta de amendoim ou creme de amendoim é produzido a partir do amendoim torrado seco e moído (integral). A espessura e a cremosidade variam de acordo com o tempo e potência do processo.


É comum muitas pessoas terem medo de consumir o alimento por ser bastante calórico, mas a pasta de amendoim possui gorduras saudáveis para o organismo. Além de conter minerais como magnésio, ferro e zinco, bem como antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteína.


Quer saber todos os benefícios e cuidados que deve ter na hora de escolher a sua pasta? Continue lendo abaixo.



Uma colher de sopa de aproximadamente 30g tem em média 163 kcal, parece muito certo? Mas ela é uma fonte natural de gorduras insaturadas, também conhecidas como “gorduras do bem”, que são uma fonte de energia que seu corpo usa lentamente. Ou seja, te dão energia por mais tempo, com menos probabilidade de acabarem acumuladas no seu corpo.


Vamos aos benefícios da pasta de amendoim:


1 - Rica em proteínas e calorias - Ótima aliada e opção para os praticantes de atividade física. Por ser fonte de proteína e de energia bastante equilibrada, a pasta ajuda no ganho de massa muscular, sem estimular o acúmulo de gordura.


2 - Rica em vitaminas e minerais - Trazendo benefícios como melhora no sistema imunológico, fornecimento de energia, previne cãibras, etc


3 - Ajuda no emagrecimento - Apesar de ser bastante calórica, a pasta de amendoim é composta de ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada também encontrada em grandes quantidades no azeite e que ajuda na queima da gordura localizada. A boa notícia é que o consumo do alimento pode reduzir o peso, pois ajuda na saciedade.


4 - Reduz o risco de diabetes - Consumir de duas a três colheres de sopa de pasta de amendoim de quatro a cinco vezes por semana reduz o risco de desenvolver diabetes em 30%. Foi o que comprovou uma pesquisa divulgada pelo Journal of the American Medical Association. Isso ocorre porque o alimento é fonte de ômega 9 e fibras. Por isso, junto com uma dieta equilibrada, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2.


5 - Protege contra o Alzheimer - O consumo regular do alimento ajuda a proteger o cérebro contra a doença de Alzheimer e o comprometimento da memória. É o que afirma um estudo que mostrou que alimentos com niacina diminuem em 70% a probabilidade da doença. O amendoim é um dos alimentos mais ricos em niacina, cerca de 10 mg em cada 100 g.


Ótimo mas e os cuidados?


Como todo alimento, o consumo aconselhável para cada indivíduo muda de acordo com seus objetivos. É sempre indicado a busca por um profissional como o Nutricionista para passar uma dieta equilibrada.


Com o crescimento do consumo no Brasil, muitas marcas e opções surgiram. Por isso é sempre importante ler os rótulos e buscar uma pasta de amendoim sem adição de açúcar, derivados de leite, glúten, industrializados e conservantes.


Um outro cuidado que deve ser tomado na hora de escolher a sua pasta de amendoim é verificar se o amendoim utilizado pela empresa possui o selo de livre de aflatoxina. As aflatoxinas são metabólitos tóxicos produzidos por certos fungos encontrados em culturas agrícolas, como trigo, grãos de cereais, milho, amendoim, etc. Como a mãe do Zen já dizia: "Amendoim não é tudo igual", por isso ele escolhe apenas os melhores. A pasta de amendoim crocante da Zenfoods, é composta por apenas um ingrediente, Amendoim! Possuí também o certificado e garantia de livre de aflatoxinas em seus amendoins.


Mas como é o melhor jeito de consumir?


Existem diversas formas de consumir, a mais tradicional é no pão, fazendo um sanduíche de peannut butter & jelly (PB&J) ou em um bowl junto com frutas e cereais.


Aqui no Blog Zen também temos diversas receitas com a base de pasta de amendoim:


Clique aqui para ver todas as receitas.