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Por que correr e quais são as vantagens


No primeiro post sobre Corpo e Mente falamos de locais para correr em São Paulo e um pouquinho dos benefícios dessa atividade física. Hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais no por que correr e nas vantagens da prática dessa modalidade. Partiu?


Por que Correr


Um ponto muito importante para essa pergunta, e que devemos começar por ele, é que não se trata de apenas uma atividade que traz benefícios físicos, mas também mentais. Você sabia? Isso acontece porque esse tipo de exercício acalma a mente, alivia o estresse, reduz os sintomas de ansiedade e melhora a atividade cerebral. Tendo dito isso, bora lá!


Correr é uma atividade aeróbica (aquela que exige bastante do sistema respiratório). Dessa forma, ao praticar ela você começa a melhorar o seu condicionamento físico, uma vez que se trabalha o corpo inteiro. Dentro disso tudo pode queimar muitas calorias, emagrecer, definir pernas e coxas, ganhar resistência muscular e manter o corpo em forma.



É muito importante correr também (ou praticar qualquer outra atividade física) porque somos um organismo vivo precisando, assim, estar em movimento. Veja como uma ferramenta: se ela ficar parada, enferruja, e se for uma de corte, perde a sua capacidade de cortar com eficiência. Mesmo caso, nós, ao ficarmos parados, temos grandes chances de desenvolver problemas de saúde.


Se você já está animado(a) com o que leu até aqui, continue lendo para ver os benefícios com mais detalhes.


Benefícios da prática de corrida


Como dito, não se trata apenas de uma atividade física de vantagens físicas, mas também mentais.


Novos neurônios


Um estudo, publicado no vol. 32 da revista Physiology, que analisou dados de diversos estudos a fim de comprovar que correr faz bem para o cérebro, mostrou que essa prática pode criar novos neurônios, o que melhora a cognição e ajuda o organismo a envelhecer com saúde. Me diz que isso não é perfeito?!


Estresse e ansiedade


Isso mostra que a corrida altera o cérebro positivamente, sendo um motivo a mais para essa prática com o propósito de ter uma vida mais saudável e longeva. E essa alteração, que é sentida no físico, beneficia também no alívio do estresse e diminuição da ansiedade, pois quando se está correndo os níveis de substâncias químicas calmantes como serotonina, dopamina e norepinefrina, aumentam.


Deprê e humor


Psicólogos que estudam como o exercício alivia a ansiedade e a depressão, dizem que uma caminhada de 10 minutos pode ser tão boa quanto um treino de 45 minutos, que dirá correr, né?! Isso contribui para a elevação do humor e diminuição da deprê. E cá entre nós: correr é ser feliz.


Emagrecimento


Como dito, se trata de uma atividade aeróbica, o que acarreta na queima de muitas calorias e, consequentemente, no emagrecimento. Mas claro, né! A alimentação também deve ser adequada, na qual recomendamos que seja, preferencialmente, clean label, se não em sua totalidade, ao menos na maioria. É dito assim porque tudo na vida é questão de equilíbrio. Encontre o seu.


Definição corporal, fortalecimento das articulações e resistência muscular


Por ser uma modalidade de impacto devido ao uso total dos joelhos, quando praticado respeitando os limites e intensidade, as articulações tendem a ser fortalecidas, deixando os ossos mais densos, minimizando, com isso, o risco de quedas, lesões e fraturas.


Prevenção de doenças cardiovasculares


Uma vez que correr é algo também condicionado ao sistema cardiovascular, a constância e (novamente) respeito com o corpo, farão com que o seu coração seja cada vez mais fortalecido. E como isso previne doenças? Dois pontos a médio prazo estão relacionados a diminuição da pressão arterial e controle dos níveis de colesterol no sangue e melhora na circulação sanguínea, visto que o coração passa a bombear sangue para o todo o corpo de modo mais eficiente.


Além de tudo isso


E cara! Além de tudo isso, correr é libertador. Um momento seu com as passadas, a vista, o vento. É tudo de bom! Bora correr hoje mesmo?! E ah! Para ter aquela energia extra para praticar essa atividade física, conte com nossa Pasta de Amendoim Crocante ou com Alfarroba, pois ambas são Boas Energias.