LOGO_ZENFOODS_FINAL-01.png

Yoga e seus benefícios



Você sabia que nos primeiros cinco meses de 2021 a busca pela prática de yoga aumentou em 43% (Fonte: Gympass)?


Isso está diretamente relacionado ao isolamento social causado pela pandemia do COVID-19. Esse "novo"estilo de vida trouxe novas necessidades e a busca por atividades que proporcionam equilíbrio, saúde física, mental e emocional com benefícios para a vida pessoal e profissional.


As pessoas tiveram que mudar a sua rotina para se adaptar a uma nova realidade: homeoffice, passar muito tempo no mesmo lugar e na mesma posição, cuidar da postura, combater o estresse e a ansiedade, por exemplo. Tudo isso tem um impacto direto na saúde mental, física e emocional das pessoas, que começaram a prestar mais atenção na saúde como um todo.


Que o Yoga traz diversos benefícios para saúde mental e física todo mundo sabe. Mas quando e porque ele surgiu? Apesar da dificuldade de estabelecer qual foi a real origem desta prática - já que acredita-se que se antecede aos registros existentes - é determinado que o berço do yoga esteja ligada a Índia lá pelo III Milênio.


Seu surgimento ocorreu pela vontade de se conectar diretamente com o sagrado, sem a necessidade de intermediários, buscando o auto-conhecimento, liberdade e transcendência. De lá para cá, esta disciplina se disseminou bastante, e hoje é procurada por diversos motivos - seja para aliviar estresse ou por motivos espirituais, a verdade é que esta prática promove muitos benefícios a nós, seres humanos de forma simples - basta um tapete e pronto!


Yoga nada mais é do que a conexão entre corpo, mente e espírito e muitos estilos são praticados hoje - têm os mais dinâmicos, os mais relaxantes e assim vai - ou seja, não tem mais aquela história de que yoga não combina com você!



Os Benefícios


Aumento da Flexibilidade - Alongando o corpo vai adquirindo mais flexibilidade e resistência. Isto está relacionado à capacidade que o corpo tem de realizar certos movimentos e de se adequar a posturas que trazem muitos benefícios e vão desde uma maior circulação do sangue até a prevenção de dores no corpo. Com mais flexibilidade seu corpo tem mais mobilidade, às articulações são lubrificadas, desgastes e lesões são evitados e os músculos criam mais resistência.


Tonificação da Musculatura - Com o trabalho de resistência e isometria, a musculatura do corpo vai se tonificando.


Redução do estresse - Uma grande parte da prática do yoga é o trabalho de respiração e meditação (dá uma olhada nesse artigo), ambos são responsáveis por acalmar o corpo e mente e principalmente em auxiliar o indivíduo a se colocar no momento presente, esquecendo assim do nervosismo causado pelo dia a dia.


Melhora na Consciência Corporal - A filosofia do Yoga preza muito pelo olhar interior, ou seja, o autoconhecimento. Isso ajuda a entender que cada um tem seu tempo e suas limitações e que não há nada de errado com isso. Um caminho para uma paz emocional e mental bem mais saudável.


Citamos alguns benefícios mas é claro que existem outros como a melhora do sono, auxílio na perda de peso e pode até ajudar a melhorar o desempenho sexual. Não é à toa que o yoga, disciplina tão antiga, tenha perseverado pelos anos e criado diversas vertentes.


Ficou curioso? Separamos alguns perfis do instagram bem legais e falam sobre o tema.


@prileiteyoga

@yoga

@fernandayoga